SERVIÇOS

INTERVENÇÃO PRECOCE

INTERVENÇÃO PRECOCE

Apoio prestado a crianças até aos 6 anos de idade  que apresentem atraso ou risco de atraso no seu desenvolvimento, bem como às suas famílias. O âmbito de intervenção abrange dificuldades no desenvolvimento cognitivo, psicomotor, da linguagem e/ou sócio-emocional, diagnosticadas ou em caracterização e/ou situações de risco biológico e/ou ambiental.

Através de uma Intervenção Precoce pretende-se promover a saúde, desenvolvimento e educação da criança, reduzir a natureza e severidade da incapacidade, prevenir situações consequentes, promover a aquisição de competências e autonomia, apoiar a família nos cuidados e na educação da criança.

Após sinalização por parte da família ou outros contextos da criança, é realizado um encontro com a família para conhecer as principais preocupações. Posteriormente realiza-se uma avaliação contextualizada, centrada na família, focando as necessidades e prioridades de cada criança e sua família. No processo de intervenção, para além da intervenção directa com a criança, são delineadas estratégias que permitem capacitar a família e outros prestadores de cuidados dos diferentes contextos da criança, potenciando as oportunidades de aprendizagem da criança.

Este serviço é prestado por uma equipa técnica especializada com uma abordagem colaborativa com a família e a comunidade.

Para mais informações imprima o folheto e/ ou contacte-nos.



folheto