SERVIÇOS

PSICOLOGIA CLÍNICA

UPS! ACONTECEU OUTRA VEZ - PROGRAMA DE INTERVENÇÃO NA ENURESE

 A enurese, conhecida por chichi na cama, caracteriza-se pela falta de controlo da micção ou chichi involuntário durante o sono, até depois dos 5 anos de idade.

Existem dois tipos de enurese: primária e secundária. Na enurese primária a criança nunca conseguiu controlar o chichi, enquanto que  enurese secundária a criança já conseguiu controlar o chichi e depois deixa de o conseguir fazer.

São várias as causas apontadas para esta disfunção: fisiológica, psicológica, hereditária.

Os tratamentos podem passar pela terapia comportamental, terapia cognitivo-comportamental, intervenção farmacológica, utilização de alarmes.

O não tratamento da enurese tem um impacto negativo no desenvolvimento emocional e social das crianças, com consequências amplas como baixa autoestima, inibição social, problemas de autonomia.

A Children’s World elaborou um plano de intervenção em que é feita a utilização de alarme, combinada com terapia cognitivo comportamental. A intervenção pode ainda ser completada com intervenção farmacológica de acordo com as características da situação.

A formação dos pais nesta problemática é fundamental, pois é necessário compreender os motivos pelos quais existe este problema assim como manter bons níveis de motivação para a sua resolução.

Venha ter connosco, ajudamos a resolver.

VEJA TAMBÉM