SERVIÇOS

AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

O conceito de Dificuldade de Aprendizagem subentende, de imediato, um obstáculo às aprendizagens, numa ou mais áreas académicas. De fato, este conceito surge da necessidade de se caracterizar alunos que experimentam sucessivamente o insucesso escolar, principalmente nas áreas da leitura, escrita e cálculo.

A dificuldade não deve ser entendida unicamente como uma característica intrínseca à criança, pois dessa dificuldade derivam variáveis relacionadas com os contextos e rotinas. O fator motivacional é indispensável, bem como uma visão inclusiva e compreensiva de todo o processo da criança.

Para nós, a dificuldade surge da desadequação do processo ensino-aprendizagem, face às características do aluno. Pensar que o problema está no aluno, é uma visão redutora e simplista do que realmente se passa, já que todos nós passámos por necessidades de aprendizagem diferentes: alguns alunos só conseguem estudar sob pressão, enquanto outros necessitam de muito tempo para realizar as tarefas; alguns alunos só conseguem estudar num ambiente absolutamente silencioso, enquanto outros precisam do barulho e confusão de um café; para alguns alunos é impossível estudar de manhã, e preferem o horário nocturno; para alguns alunos basta ler várias vezes a matéria de estudo, enquanto para outros, a sistematização dessa matéria em tópicos, esquemas ou resumos é absolutamente necessária.

Assim, consideramos que a melhor forma de ultrapassar as dificuldades de aprendizagem das nossas crianças e jovens, passa por identificar as suas áreas fortes e compreender as necessidades específicas de cada criança.

Para mais informações e/ ou esclarecimentos contacte-nos.

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