SERVIÇOS

PSICOLOGIA CLÍNICA

PERTURBAÇÃO DE OPOSIÇÃO E DE DESAFIO

A Perturbação do Comportamento de Oposição e de Desafio é uma entidade clínica que caracteriza o comportamento de crianças hostis, desafiadoras, por vezes violentas e frequentemente “do contra”, presente  tanto em contexto familiar como escolar, e mais intenso na interação com aqueles que são mais próximos da criança.

Este comportamento tem um impacto negativo no desenvolvimento social, emocional, académico e profundas alterações na dinâmica familiar.

São várias as causas apontadas para a existência deste quadro; os estudos apontam para causas multifatoriais, como sejam factores hereditários, história familiar, padrão de interação disfuncional com a criança consequência da existência de psicopatologia, falta de consistência nas regras educacionais, ...

A abordagem terapêutica da perturbação de oposição e de desafio passa por uma intervenção multidimensional: intervenção farmacológica, intervenção psicológica com a criança e família. É ainda importante promover a integração da criança em ambientes sociais estimulantes e promotores de interações positivas.

Para mais informações contacte-nos.