NOTÍCIAS

MINDHEART PARA ESCOLAS

O Mindfulness assume-se cada vez mais como uma técnica de treino mental para aumento do foco atencional e promoção de bem estar físico e psicológico em crianças, adultos e comunidades.

A investigação nesta área, e a sua interface com a educação tem demonstrado evidências científicas em professores e alunos, assim como na aprendizagem.

Relativamente aos professores promove a inteligência emocional, pensamento positivo e resiliência, havendo uma diminuição de sintomatologia associada a ansiedade e depressão. No que concerne aos alunos, reforça o autoconceito, aumento do rendimento académico, melhora as relações com os pares.

A par destas investigações realizadas em contexto escolar, clinicamente, e concretamente na população infanto-juvenil sabemos existir uma redução significativa de problemas de atenção, sinais e sintomas de ansiedade e problemas comportamentais.

A pertinência deste tipo de programa em contexto escolar assume cada vez maior relevo, e vai-se implementando a pouco a pouco em escolas do nosso país com resultados semelhantes aos alcançados em estudos realizados noutros países.

Pretende-se que o MindHeart a implementar nas escolas crie diferenciação positiva com a integração de algumas sessões de educação emocional que possam ajudar as crianças a identificar e diferenciar mais facilmente os seus estados emocionais, o que os desencadeia e respetivas consequências.

O programa MindHeart contempla 10 sessões e desenvolve-se em 3 níveis de atuação: ensino pré escolar, 1º e 2º ciclos e comunidade educativa.

anterior | seguinte