Warning: mysql_connect(): Headers and client library minor version mismatch. Headers:50547 Library:100035 in /home/aplako/contas/quatro/childrensworld.pt/www/Scripts/connection.php on line 15 Children's World - Pediatria, Psicologia, Terapia da Fala, Dificuldades de Aprendizagem | Artigos | Promover uma autoestima saudável em crianças com necessidades educativas especiais

ARTIGOS

PROMOVER UMA AUTOESTIMA SAUDÁVEL EM CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS

ANDREIA MENDES

15 MAIO

As crianças com perturbações do desenvolvimento debatem-se muitas vezes com frustrações nas áreas académicas, física e social. Pais e professores estão bem alerta sobre a necessidade de encorajar e promover uma autoestima saudável nestas crianças. Deixamos aqui algumas sugestões de promover sentimentos positivos e de autovalorização numa criança.

 Tu és especial Ajude a criança a sentir-se especial e apreciada. Estudos demonstram que o facto da criança saber que um adulto acredita nela aumenta a sua resiliência. Os adultos não devem ignorar os problemas da criança, mas o foco da energia deve centrar-se nas áreas fortes da criança. Procure todas as semanas passar algum tempo com a criança a fazer o que ela mais gosta.

  Aprender a cooperar Uma boa autoestima está muitas vezes ligada a uma boa capacidade de resolução de problemas.  Ajude a criança a pensar sobre os seus problemas pensando em várias soluções/ cenários. Também pode ser útil ensaiar situações difíceis com a a criança por forma a demonstrar os processos e os comportamentos que ajudam a resolver as situações.

Atenção ao que diz Encoraje a  criança com frases usando termos positivos, p.e. em vez de “tens de te esforçar mais” dizer “temos de encontrar uma forma de aprenderes melhor”.

Mostre que se preocupa Por vezes é frustrante trabalhar com uma criança que tem dificuldades em progredir. Mostre-se empático e compreensivo com aquilo que ela está a sentir.

Mostre várias opções Para evitar lutas de poder com a criança, dê-lhe opções para completar as tarefas. Por exemplo: ofereça-lhe possibilidades de lugares para trabalhar em casa. Providenciando estas escolhas iniciais ajuda a criança a sentir que ela faz parte integrante do seu sucesso e que tem controlo sobre as suas rotinas.

Não faça comparações  Enfatize o que é positivo pois muitas crianças com dificuldades de aprendizagem vêem-se como incapazes de fazer alguma coisa bem feita. Pais e professores devem aproveitar todas as oportunidades para evidenciar as capacidades que a criança tem; p.e. se a criança realizar bem um desenho, faça comentários positivos e diga-lhe o quanto ela própria se deverá sentir orgulhosa.

Sabemos que é importantíssimo ajudar as crianças a compreenderem-se e a desenvolverem uma autoestima saudável. Crianças com dificuldades académicas , motoras e/ ou sociais necessitam de se sentiram aceites. Também precisam de sentir que contribuem de forma positiva para um bom ambiente escolar e familiar. Pais e professores devem fazer a criança sentir que não está sozinha nas suas lutas, que muitas outras crianças também têm dificuldades de aprendizagem, e que pais e professores os ajudam!



ARTIGOS

Promover uma autoestima saudáve em crianças com necessidades educativas especiaisl
anterior | seguinte