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FORMAÇÃO PARA PROFISSIONAIS

Leitura e Escrita

O domínio da leitura e da escrita é a mais fundamental habilidade académica para todas as aprendizagens escolares, profissionais e sociais. No entanto, existe uma elevada percentagem de crianças que apresentam dificuldades na sua aprendizagem, com enormes custos académicos, pessoais e sociais.

Nesta linha e procurando tomar uma posição no que se refere a esta problemática, a Associação Internacional de Dislexia sugere-nos “que com uma instrução adequada podemos reduzir a percentagem de crianças que necessitarão de uma assistência especial para aprenderem” a ler e a escrever.

Mas, alterar a prática atual no ensino de professores requer uma mudança fundamental no modo como a instrução da leitura e da escrita geralmente é vista, pois, ao contrário da crença errada e prejudicial de que é necessária pouca preparação para se ensinar a ler e a escrever, é essencial promover a consciência de que esta é uma tarefa complexa.

Delineando de um modo sintético os conceitos centrais e habilidades necessárias para preparar os professores na complexa tarefa de ajudar as crianças a lerem e a escreverem com sucesso, a Associação Internacional de Dislexia recomenda formação nos seguintes âmbitos: Fundações Conceptuais (i.e., O Processo da Leitura e da Escrita); Conhecimento da Estrutura da Linguagem; e Prática Supervisionada de Ensino da Leitura e da Escrita.

Esta formação procura vir exatamente ao encontro destas necessidades, especialmente dos dois primeiros aspetos. Deste modo, pretende-se contribuir para a compreensão dos processos implicados tanto na aprendizagem como no ensino da leitura e da escrita, não esquecendo as suas dificuldades.

1.Hierarquia da Linguagem

1.1.Linguagem Interior

1.2.Linguagem Auditiva

1.3.Linguagem Visual

2.Processos Cognitivos Implicados na Leitura

2.1.Processos de Nível Inferior ou de Descodificação

2.2.Processos de Nível Superior ou de Compreensão

3.Processos Cognitivos Implicados na Escrita

3.1.Processos de Nível Inferior ou de Codificação

3.2.Processos de Nível Superior ou de Composição

4.Dificuldades na Aprendizagem da Leitura e da Escrita

4.1.Gerais

4.2.Específicas (Dislexia, Disortografia e Disgrafia)

5.Avaliação e Intervenção nas Dificuldades na Aprendizagem na Leitura e da Escrita

Matemática

Tal como a linguagem escrita, também a Matemática surge como o culminar de uma capacidade de abstração e de conceptualização específicas da espécie humana, que resultam tanto de uma evolução filogenética como de um desenvolvimento ontogenético dos processos cognitivos subjacentes àquelas duas atividades simbólicas superiores.

Quando estudamos a Matemática, ou Linguagem Quantitativa, torna-se evidente que esta é uma ciência que implica diferentes tipos de conhecimentos e de processos. No entanto, são vários os autores que nos referem que a Matemática pode ser analisada de acordo com três domínios: a aritmética; a álgebra; e a geometria.

Tendo em consideração que a aritmética é o domínio mais estudado e parece ser o mais importante de adquirir, tanto na sua vertente informal, como na formal, daremos uma atenção particular a este domínio. Na realidade, sendo a aritmética uma habilidade matemática, ela é uma função cognitiva complexa cuja execução requer a colaboração de um certo número de componentes que interagem entre si e que foram estudadas pela psicologia cognitiva.

De entre as várias categorias, a psicologia cognitiva tem-se interessado fundamentalmente pelos processos subjacentes às três componentes da sequência evolutiva da competência na aritmética e que são o sentido de número, o cálculo e a resolução de problemas.

Deste modo, a presente formação pretende contribuir para a compreensão dos processos implicados tanto na aprendizagem como no ensino da Matemática, não esquecendo as dificuldades na sua aprendizagem.

1.Domínios da Matemática

1.1.Aritmética

1.2.Álgebra

1.3.Geometria

2.Aritmética

2.1.Sentido de Número

2.2.Cálculo

2.3.Resolução de Problemas

3.Processos Cognitivos Implicados na Leitura

4.Dificuldades na Aprendizagem da Matemática

4.1.Gerais

4.2.Específicas (Discalculia)

5.Avaliação e Intervenção nas Dificuldades na Aprendizagem na Matemática 

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